quinta-feira, 2 de junho de 2011

Burarama em Caminhada Ecológica


E por falar em você, minnha doce Burarama...


I Caminhada Circuito Estrada da Ema

Olha só o que vai acontecer neste domingo em Burarama! 
 Os Buraramenses são mesmo  “gente” extremamente audaciosa e produtiva, o que já falei nas nossas conversas anteriores  Nesse post aqui Ó .   Organizada por Mariangela Grillo Fassarella (saudosa Mary), me lembro, desde sempre da Mary. Ela, na minha opinião,  sempre  foi uma pessoas "empreendedora",  e isso, nas diversas áreas. Me lembro da Mary no colégio em que estudei, ela era secretária naquela época. Me lembro da Mary nos encontros de Juventude, na liturgia das celebrações e missas... do que me lembro é ela a principal construtora da atual Burarama.  Não desmerecendo muitos outros, claro.  Mas a grande lembraça que tenho de Burarama, ela se não é peça fundamental é coadjuvante,  em tudo que é evento de construção tanto de Burarama quanto do ser humano... Vou tentar conversar com ela e saber mais sobre tudo iso, se ela aceitar o convite de falar sobre suas tantas ações em prol de Burarama, e claro, né? Só afirmo que ela é uma pessoa extraordinária e especial.
II Caminha Circuito Fazenda Oriente

Mas, continuando aqui em nossas caminhadas... esse projeto vem de  um sonho iniciado por Mariangela na ong "Anda Brasil" (A Anda Brasil é uma Confederação Brasileira de Caminhadas, esportes não competitivos e inclusão social.), conheça tudo Aqui Ó e também Nesse blogue aqui Ó, esse blog é sobre as caminhadas de burarama. Então se pretende, no futuro, ir a uma dessas caminhadas, guarde esses links, ok?
III Caminhada Circuito Fazenda Petrópoilis

As Caminhadas

No primeiro sábado de junho/08, Burarama reuniu aproximadamente 200 pessoas logo cedo, antes das 7 da manhã. O motivo: percorrer à pé os 10 Km de estrada de chão conhecendo o Circuito Águas de Burarama, na primeira Caminhada na Natureza. Apenas agora o projeto concretizou-se, mas a semente foi plantada no Grupo de Agroturismo há pelo menos dois anos. As caminhadas ecológicas em Burarama visam despertar a consciência ambiental, a prática de exercícios físicos, valorizar as riquezas naturais do distrito e proporcionar a interação social. E vêm acontecendo com freqüência, a cada 30 dias, sempre no primeiro sábado do mês.
IV Caminhada Circuito Pedra Lisa


Passo a Passo

Chegando à Burarama, os participantes reúnem-se na praça local para um café da manhã oferecido pelos organizadores, e para as aulas de alongamento, com professores de Educação Física da São Camilo, estagiários da PMCI. Além disso, têm acesso à enfermeiras voluntárias para medir a pressão e recebem orientação sobre cuidados ao longo do percurso: são instruídos a levar garrafa de água, usar filtro solar e roupas leves.
Iniciada a caminhada, paradas regulares são realizadas a fim de evitar cansaço excessivo, visto que o grupo é composto tanto por crianças e adolescentes como por adultos e idosos da terceira idade.
No meio da caminhada, é realizada uma ação simbólica voltada à preservação do meio-ambiente, à eventos culturais ocorridos no período ou à tradição local. Na primeira caminhada, do Circuito Estrada da Ema, foram realizados o plantio de uma muda de ipê e a leitura de uma crônica de Rubem Braga sobre a natureza, por ter ocorrido em época de Bienal do livro. Na segunda caminhada, Circuito Fazenda Oriente, houve a apresentação de um sanfoneiro, mostrando a cultura da comunidade. Na terceira, a do Circuito Fazenda Petrópolis, foram plantadas seis mudas de ipê, como incentivo à preservação. A última caminhada foi a do Circuito Pedra Lisa, dia seis de setembro, quando ocorreu também o plantio da árvore.
V Caminhada Circuito dos Mirantes

Em todas as caminhadas realizadas, costuma-se sortear brindes aos andantes, além de atualmente serem oferecidas frutas como lanche nos intervalos para reposição de energia.

Na primeira caminhada, do Circuito Estrada da Ema, foram realizados o plantio de uma muda de ipê e a leitura de uma crônica de Rubem Braga sobre a natureza, por ter ocorrido em época de Bienal do livro. Na segunda caminhada, Circuito Fazenda Oriente, houve a apresentação de um sanfoneiro, mostrando a cultura da comunidade. Na terceira, a do Circuito Fazenda Petrópolis, foram plantadas seis mudas de ipê, como incentivo à preservação. A última caminhada foi a do Circuito Pedra Lisa, dia seis de setembro, quando ocorreu também o plantio da árvore.
Em todas as caminhadas realizadas, costuma-se sortear brindes aos andantes, além de atualmente serem oferecidas frutas como lanche nos intervalos para reposição de energia.

Fonte:           
http://caminhadasburarama.blogspot.com

ATENÇÃO: Faça sua incrição no site da prefeitura aqui Ó 




TRANSPORTE ALTERNATIVO
Se você mora em Cachoeiro de Itapemirim utilize o transporte alternativo. A Flecha Branca, empresa parceira e a Secretaria de Gestão e Transporte - SEMTRA, estarão disponibilizando (03) Três ônibus para a ida dos participantes até o Distrito de Burarama e para o retorno a Cachoeiro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
LOCAIS DE SAÍDA E RETORNO

CENTRO

Saída: 6h Praça Jerônimo Monteiro - em frente ao Palácio Jerônimo Monteiro (Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

PARAÍSO
Saída: 6h - Praça do Paraíso - em frente a quadra de esportes.
Previsão para retorno às 14h30min
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESTAURANTES
ALMOÇO: RESERVAR COM ANTECEDÊNCIA
Eunice: (28) 3539-3052 - Burarama
Lita: (28) 3539-3097 - São Braz
Penha: (28) 9924-1018 | 9881-9179 | 9968-3580 - Oriente
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Subsecretaria de Turismo
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim
Contato: (28) 3155-5110 - Rogério Casaes, Renato Jardim, Tereza Victório ou Joana Fabre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...