segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Conheça Venda Nova do Imigrante Assim como a maioria dos municípios da região serrana, Venda Nova foi colonizada por imigrantes italianos. Os primeiros desbravadores chegaram por volta de 1892, do Treviso. Três anos depois dezenas de famílias deixaram as terras onde haviam se instalado inicialmente e foram para o Alto Castelo, tomando posse das áreas loteadas pelo Governo. A união da comunidade sempre foi um forte marco em Venda Nova. Os imigrantes se juntaram para construir escolas, igrejas e até uma usina geradora de energia elétrica, capaz de movimentar máquinas de beneficiamento de café e iluminar casas e demais prédios. Até a década de 1940, os habitantes da localidade, todos descendentes de italianos, só falavam um dialeto da Alta Itália. A construção de estradas e as comunicações em geral eram difíceis, pois este é o município mais alto do Estado, onde cerca de 45% do território é montanhoso e 35% fortemente ondulado. Em 1951, o início da abertura da BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte, trouxe enorme transformação. A estrada corta toda a cidade e funciona como principal avenida. O município de Conceição do Castelo, do qual Venda Nova era Distrito, foi criado em 1963. Porém, o distrito cresceu e se emancipou em 10 de maio de 1988. O Agroturismo foi um grande fator para o desenvolvimento da região. As dificuldades de comunicação e transporte fizeram com que os italianos fabricassem vários produtos em casa, como queijo, pães, vinhos, biscoitos, doces, massas, aguardentes e moinho para milho e café. Em 1991, os produtores se associaram ao Centro de Desenvolvimento Regional do Agroturismo, criando e organizando roteiros de visitação para os turistas e abrindo uma lojinha no centro da cidade. Atualmente, cerca de 80 produtores participam do Agroturismo, cada um com uma peculiaridade. O nome de Venda Nova surgiu porque antigamente havia uma pequena mercearia, que era chamada de venda. Esta mercearia foi reformada e ficou conhecida como venda nova, dando nome ao local. Como a cidade foi colonizada por imigrantes, com a emancipação, em 1988, foi adotado o nome de Venda Nova do Imigrante.

Municipios/Venda Nova do Imigrante
Author:Pedro Schuermann
Venda Nova do Imigrante em muitos olhares Casas Coloniais Venda Nova possui 17 casas do século XIX, feitas de estuque, assoalho de madeira, engradamento em palmito e telhado colonial. A casa dos Scabelo, construída em 1825, é a mais antiga do município. (Rodovia Pedro Cola, km 7, Pindobas) Casa da Cultura Possui museu com mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana em Venda Nova, iniciada em 1892. Centro da cidade. Funciona de segunda a sexta, de 8 às 17h. Igreja de Pindobas Esta foi a primeira igreja do município, e está bem conservada. Acesso pela rodovia Pedro Cola, Km 8, Pindobas. Missa na igreja de São Pedro Celebração com a presença do Coral Santa Cecília. Após a missa, cantarola italiana regada a um bom vinho. A Igreja fica no centro da cidade, às margens da Br 262, em frente à Prefeitura Municipal. Todos os domingos às 9:00h s Loja do agroturismo Organizada pelos produtores para dar informações sobre os roteiros de visita e venda de produtos da região. Localizada no km 103 da BR 262, no Centro da cidade. Funciona de segunda a sexta de 7:30 ás 17:30 h e sábados, domingos e feriados de 8 às 17 Bazar das voluntárias pró-hospital Pe.máximo Artesanato em geral, roupas íntimas e roupas usadas de origem européia, anexo ao hospital. Funciona às terças e quintas, das 12 às 16h. Orquidário Caliman Cerca de 12.000 variedades de orquídeas e bromélias naturais e híbridas. As orquídeas nativas do ES são famosas no mundo por apresentarem rica microflora. Fica na estrada de Lavrinhas, a 1 km da Sede. Fazenda Pindobas Oferece um roteiro de visita pela fazenda, mostrando o manejo do gado. Vista panorâmica de um dos mais modernos laticínios do Estado. Produz leite tipo B, bebida láctea e queijo, dentre eles o parmesão que é considerado o melhor do Brasil.





POUSADA ELA VISTA
POUSADA PETERLE




IFES CAMPUS VENDA NOVA DO IMIGRANTE


FESTA DA POLENTA

ALTO CAXIXE  TEMPORADA NAS MONTANHAS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...