terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Imperdível Presépio Mecânico de Jaciguá - Vargem Alta - ES




RAMPA DO MIRANTE AMIGOS VARGEM ALTA - ES







Se você for vir ao ES, não pode deixar de passar em Jaciguá distrito de Vargem Alta, na Região Serrana. Uma boa opção de passeio para os capixabas  e turistas nos dias que antecedem o Natal. A verdadeira obra de arte encanta pessoas de todas as idades e recebe visitantes de todo o mundo para acompanhar várias cenas do cotidiano das pessoas e passagens Bíblicas, como a anunciação à Virgem Maria e a ressurreição de Jesus Cristo. 
Ana Dalto cuida diariamente do presépio que tem mais de 50 anos: ela mesmo dá manutenção no complexo sistema mecânico que movimenta todos os personagens das cenas retratadas – todos construídos pelas habilidosas mãos de Agostinho Bastianello: expressões faciais, figurino e cenários.
O presépio de Jaciguá é aberto a visitação e fica ao lado da Igreja, que também merece uma visita com olhos atentos à construção. Os turistas podem se dar ao luxo de ver os bastidores de todo o espetáculo : uma engenhoca artesanal que dá vida ao Presépio – incluindo lagos, moinhos e riozinhos onde a água é constante. Os bonecos se mechem em movimentos continuos, como se estivessem a trabalhar e os lagos e rios parecem "vivos". è lindo de mais, você não pode perder. O espetáculo agrada crianças e adultos
A obra retrata várias cenas do cotidiano da localidade. Mostra desde brincadeiras como futebol e bicicleta a um trabalho valioso dos Alcoólicos Anônimos. Uma maravilha mecânica dedicada ao Natal, com dezenas de bonecos de madeira em movimento que foi construído em 1956 pelo padre salesiano Agostinho Bastianello.
Uma das surpresas guardadas aos visitantes – e que não vamos revelar – está reservada no momento em que se deposita uma moeda em uma caixinha. Vale a pena conferir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...