quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Guabiroba Gigante

Boa Noite!
 Quero contar hoje para vocês uma coriosidade.
Ela foi recém descoberta aqui em Cachoeiro pelo senhor Alberto Gomes Moreira, um atento observador da natureza e da fauna de Cachoeiro. Ela curiosa fruta estava desaparecida desde a década de 1950. Esse é seu nome cientifico: Campomanesia hirsuta / e o nome vulgo é: guabiroba-gigante com cerca de 8 centímetros de diâmetro. Possui formato arredondado, achatado nos pólos, tem casca é finissima e a polpa com poucas sementes. Extremamente adocicada e aromática, lembra o paladar co Cambuci.
Após seis anos de pesquisas, ela foi identificada em terras capixabas, através de uma Expedição do Instituto Plantarum que confirmou: trata-se de uma guabiroba. A viagem tinha objetivos amplos em termos de plantas a serem estudadas em todo o Espírito Santo. Logo no início do roteiro, no sul capixaba, encontrou-se uma nova espécie de "guabiroba" (Campomanesia), trata-se de uma guabirobeira de frutos gigantes, de tamanho nunca antes visto e muito maior do que os de todas as outras 25 espécies desse gênero já conhecidas da ciência. Além do tamanho incomum e da cor verde mesmo quando maduros, possui notável sabor (um tanto ácido), que certamente fará sucesso como frutífera, tanto para consumo in natura como para produção de suco.




Um comentário:

  1. Que maravilha essa descoberta! O Brasil é realmente um país rico, sempre cheio de frutas maravilhosas e chegando mais... que bom!!!
    Beijocas...

    ResponderExcluir

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...