sábado, 7 de maio de 2011

Festa da Polenta.


Festa da Polenta.

Boa tarde queridos leitores vou continuar falando de Venda Nova do Imigrante. Como o assunto era bem grande, resolvi dividi-lo em dois posts.
Ontem vocês já ficaram sabendo mais desse paraíso, não foi? Pois esse paraíso incrustado na Serra de Castelo, possui vales charmosos e picos que tocam as nuvens, além de muitas cachoeiras. A Serra capixaba tem dias de verão ensolarados e invernos com temperaturas próximas de zero.  A região que se conhece por serra capixaba, na verdade, é formada por duas grandes serras: a do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, com 2.890 metros, a terceira montanha mais alta do Brasil, e a Serra do Castelo, com a Pedra Azul e o Pico do Forno Grande.
Foi nessas terras que se assemelha muito com o clima europeu, que os imigrantes italianos se instalaram, e a transformaram em um verdadeiro pedacinho de sua saudosa Itália.
Um povo alegre, festeiro e cheio de encantos, que fez de suas tradições e culturas uma verdadeira ponte entre o passado e o futuro. Incutindo em seus descendentes o respeito e amor pela vida, pelos outros, seus semelhantes. Foi nesse clima de coletividade e unidade que, 


O tombo da polenta

Padre,Cleto Caliman, foi quem  teve a idéia da festa da polenta.  Nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 1979 aconteceu a primeira festa numa estrutura improvisada no pátio do Colégio Salesiano... Essa é uma festa tradicional de Venda Nova do Imigrante e que envolve toda população. Desde o plantio do milho até ao tombo da polenta. Muitos foram os desafios até chegar a atual versão da festa, muitas mudanças e criatividade de sobra desse povo maravilhoso. Em 1991, o evento ganha personalidade jurídica. Em 1995, construído pela Municipalidade, o Centro de eventos Padre Cleto Caliman passa a abrigar a Festa da Polenta e os demais eventos da cidade.Todos os detalhes são minuciosamente cuidados confira:
AFEPOL – Associação Festa da Polenta, evento número um de Venda Nova do Imigrante tem como objetivo fundamental  MANTER VIVAS E EXPANSIVAS AS TRADIÇOES HISTÓRICAS, CULTURAIS E OS COSTUMES TRAZIDOS PELO IMIGRANTE ITALIANO”.


Objetivo: Cultura, Voluntariado e Filantropia .

O objetivo da Festa da Polenta é resgatar e manter viva a cultura do imigrante italiano que colonizou Venda Nova há mais de 100 anos.
Ao festejar o alimento que até hoje faz parte da vida das famílias dos descendentes, enaltecemos a música, as danças, as vestes e outros aspetos. Também colocamos diante dos olhos da atual geração e dos visitantes todos os costumes de uma época muito difícil e que deixou muitos ensinamentos.
Um dos ensinamentos foi a união e o voluntariado. A família que terminava primeiro o seu serviço na lavoura ajudava a outra e tudo terminava numa grande festa. Assim verdadeiros mutirões tornavam mais leve a árdua luta do dia-a-dia. A força do voluntariado ergueu importantes obras comunitárias e transformou a história do lugar.

Além da Festa da Polenta, a Afepol realiza vários eventos durante o ano. Este é o calendário para 2011. Confiram!




02 de abril
Plantio do Milho – Fazenda Saúde
09 de julho
Serenata Italiana pelas ruas de Venda Nova até o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman
10 e 11 de setembro
13ª edição do Projeto Resgate da Cultura Italiana
01 de outubro
Colheita do Milho para a Festa da Polenta – Fazenda Saúde
07, 08 e 09 de outubro
33ª Festa da Polenta – Centro de Eventos Padre Cleto Caliman   (continua amanhã...)

2 comentários:

  1. Adoro polenta frita. Achei interessante o texto. Bom final de semana!
    Abraço,
    Jasanf.

    ResponderExcluir
  2. .。.:*・゚・*:.。. .。.:*・゚・*:.。. .。.:*


    essas festas e tradiçoes são muito legais.

    um beijo,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...