sábado, 22 de janeiro de 2011

Marataizes



Marataízes é um convite ao contato total com a natureza, localizada ao Sul do Es é recheada de belos recantos. Com 25 quilômetros de praias, a cidade possui, ainda, córregos, brejos, mangues, falésias, lagoas e ilhas.VALE A PENA!!!



O município de Marataízes foi criado em 1992, porém somente em 1º de janeiro de 1997 é que ele passou a existir efetivamente. O nome Marataízes é de origem indígena e significa “água que corre para o mar”.


Quem tiver curiosidade em saber a origem do nome Marataízes, vai se deparar com muitas lendas indígenas.
Uma delas conta que no dia em que uma india chamada Isis morreu, alguns indios desesperados sairam gritando: "Mataram a Isis!" Aí surgiu o nome Marataízes.
Outra diz que: Certo Cacique que habitava naquelas praias doou a sua filha chamada Thais aquele mar, e por isso surgiu-se o nome Mar-Thais.
Porém na lingua tupi-guarani na verdade, Marataízes significa: "água que corre pro mar". Isso devido a grande quantidade de lagoas existentes nessa região e que se comunicam com o mar. Por isso logo os indígenas começaram a chamar aquela região de Marataízes. 
Além da influência indigena a palavra Marataizes tem também sua versão em origem dos  africana, os negros vindos da àfrica, e que aqui habitavam nosso litoral. Os escravos que eram trazidos para Caxangá (mato longo em tupi-guarani) e atual Vila do Itapemirim(cidade próxima a Marataízes),  aportados, fugiam e formavam pequenos quilombos, geralmente ao redor das fazendas, onde cultuavam sua crenças de raizes Africanas.
Podemos intuir então que o nome foi talvez uma junção: das tribos Batus (que ocupavam nosso litoral) que tinha como dialeto a lingua Marata e a cultura trazida pelos Africanos; que acreditavam na deusa Isis, que era segundo eles, a deusa protetora das famílias.
Marataízes além das prais lindas conta com artesanato local e atividades pesqueiras, além do cultivo de cana-de-açucar e de abacaxis, etc... è Uma ótima opção para o seu verão.

Praias: Praia da Cidade Nova, Praia da Cruz, Praia do Pontal, praia da Barra, Praia da Colônia, Praia da Areia Preta, Praia do Centro, Praia do Iate, Praia da Lagoa D'Antas,  Praia dos Cacões e Praia da Boa Vista.

Lagoas: Lagoa Funda, Lagoa Encantada, Lagoa D'Antas, Laoa do Siri, Lagoinha, Lagoa do Centro, Lagoa das Pitas, Lagoa da Caculucagem, Lagoa do Mangue, Laoa da Tiririca e Lagoa da Boa Vista.    

Ilhas: Ilha dos ovos, Espigão, Mangue da Barra, Mangue da Lagoa do Siri, Mangue da Lagoa.   
                              
Pessoas simpáticas e muito acolhedoras, cidade pequena e maravilhosa para um bom descanso. Possui hotéis, pousadas e áreas de camping. Mas com várias atividades durante o verão. Saiba mais nesse site da cidade.
MARATAÍZES



Em Marataízes tem ainda várias praias com falésias que ainda são pouco exploradas turisticamente.
As cores das falésias vão de um vermelho forte até tons pastéis sendo que algumas, como esta, apresentam variadas cores.

foto: Reynaldo Monteiro Falesias

                                                             Falesias
 
                                                            Matriz


                                                    Lagoa do Siri

Pousada 




                                                       Lagoa do Siri

                 foto: Reynaldo Monteiro Asa cores de Marataízes

foto: Reynaldo Monteiro noite de Marataízes

Marataízes estava pasando por sérios apuros, o mar estava avançando muito, muitas resacas e a destruição era total. Já não havia orla mais e os turistas fugiam de "Marata". Mas, com a contrução do pier tudo mudou, o projeto era construir 3 pier para conter o mar. E posso dizer que foi a salvação dos Maratimbas. Hoje Marataízes está de novo linda! Praias com enorme extenções de areias, muito espaço para esporte e para o povo. Muito bommmmmm. Ninguém merece ter os sonhos de verão destruidos, né? E a população que geralmente lucra mesmo só no verão ficava literalmente a ver navios rsrs
Marata tá linda venha conferir e o verão vai bombar!

Pier de Marataizes  






 
 

2 comentários:

  1. Muito linda esta terra ! Terra abençoad!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Morei em Guarapari e conheço bastante todo o Sul do ES... é lindo demais!!!
    DEUS te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
    Bjs festivos de paz

    ResponderExcluir

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...