segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Oração do Milho.

Senhor, nada valho.

Sou a planta humilde dos Pequenos Quintais e das lavouras pobres,



Meu grão, perdido por acaso,
Nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e haste, e se me ajudardes, Senhor, mesmo planta
De acaso, solitária,
dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre, que fecundou uma terra.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence uma hierarquia tradicional do trigo
E de mim não se faz o pão alvo universal.
O Justo não me consagrou Pão de Vida, nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial dos que
Trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre,
Alimento de rústicos e animais do jugo.



Quando os deuses pelos bosques da Hélade corriam,
Coroados de rosas e de espigas,
Quando os hebreus iam em longas caravanas
Buscar na terra do Egito o trigo dos faraós,
Quando Rute respigava cantando nas searas do Booz
E Jesus abençoava os Trigais maduros,
Eu era apenas o bro nativo das tabas ameríndias.
Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante.
Sou a farinha econômica do proletário.
Sou a polenta do imigrante ea miga dos que começam a vida em terra estranha.
Alimento de porcos e do triste mu de carga.
O que me planta não levanta comércio, nem avantaja dinheiro.
Sou apenas uma fartura generosa e despreocupada dos paióis.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado.
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece.
Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos.
Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor,
Que me fizestes Necessário e humilde.
Sou o milho.
         Cora Coralina

Eis uma poesia escrita com a alma. Poesia da Autora Cora Coralina, me identifico muito com ela, claro que estou longe, muito além de sua sabedoria. Mas me identifico com uma simplicidade, com as coisas Corriqueiras da Vida. Gosto de simplisidade, verdade, sinceridade. Acho que isso basta pra ser feliz. e. Força de Vontade.
Beijos caramelados Lya Lukka

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será um grande prazer saber sua opinião, ler seus comentários. Sinta-se em casa, arraste a cadeira e tome um café com poesia, que tal?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...